Curso Conselho de Administração abre calendário anual do Núcleo de Desenvolvimento Humano para cooperados

Postado dia: 21/03/2019

Curso Conselho de Administração abre calendário anual do Núcleo de Desenvolvimento Humano para cooperados


A partir de 2020, para assumir cargos diretivos ou mesmo integrar os conselhos de administração, fiscal e técnico, o cooperado tem que ter formação mínima, em cursos como este que estávamos disponibilizando em parceria com o Sescoop.

Nos dias 15 e 16 de março, a Unimed Presidente Prudente realizou o curso Conselho de Administração, ministrado pelo Consultor Técnico em Cooperativismo do Sescoop/SP, Miguel Affonso Gentile.

O curso teve o objetivo de propiciar conhecimento sobre o Conselho de Administração visando o alcance dos objetivos sociais e a segurança do quadro social da cooperativa.

Dauto Almeida Campos integra o Conselho de Educação Cooperativista, o CEC, da Unimed Prudente, segundo o cooperado, "nosso objetivo é levar ao conhecimento do cooperado, o que ele pode usar como instrumento para gestão da cooperativa, especialmente a transparência e compliance para evitar a riscos e melhorar a cooperativa", conclui Campos.

Para o consultor técnico em cooperativismo, Miguel Affonso Gentile, a sua missão foi capacitar os cooperados para a governança corporativa que é a principal ferramenta que tem contribuído muito para o sucesso de muitas empresas. "Quanto mais preparado o conselho de administração, melhor o atendimento aos anseios dos cooperados", explicou Gentile.

É importante ressaltar que, a resolução normativa 433, dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de plano de assistência à saúde. "Importante o engajamento dos cooperados, especialmente nas ações do Núcleo de Desenvolvimento Humano, como cursos e treinamentos. A partir de 2020, para assumir cargos diretivos ou mesmo integrar os conselhos de administração, fiscal e técnico, o cooperado tem que ter formação mínima, em cursos como este que estávamos disponibilizando em parceria com o Sescoop. A Unimed Prudente já está adequada as normas da RN 433 e oferece oportunidade de qualificação para os futuros dirigentes", disse a controller da Unimed Prudente, Isabel Rizo.

A cooperada Érica Fujita acredita que o principal é criar o entendimento que a cooperativa é de todos. "Todos somos donos e responsáveis pela cooperativa e todos esses processos estão sendo consolidados. As formações mínimas dos cooperados é uma delas. O reflexo disto está nos resultados da cooperativa", frisa Fujita.

Lorival de Matos Rodrigues que integra o Conselho de Educação Cooperativista, fala que o curso é de extrema importância. "Quem dirige uma cooperativa do porte da Unimed Prudente precisa estar muito atento com todas as atitudes da diretoria executiva para que as decisões sejam de sucesso no futuro".

Durante o curso, Gentile realizou algumas dinâmicas com os cooperados analisando o planejamento, organização, direção e avaliação dos resultados. "Não é somente apresentar conceitos e abordagens sobre a importância do Conselho de Administração, bem como suas funções, legislação e eficácia na estrutura da empresa, inclusive com visão ampla do órgão em todos os mercados: familiar, capital aberto e principalmente cooperativo. As dinâmicas apresentam situações corriqueiras nas cooperativas e que os cooperados, a partir dos conceitos apresentados, podem discutir formas de gerenciá-las e de atuar de acordo com a legislação, preservando a cooperativa", disse.