Unimed Cuiabá realiza visita técnica na Unimed Prudente

Postado dia: 20/06/2018

Unimed Cuiabá realiza visita técnica na Unimed Prudente


A Unimed Presidente Prudente recebeu no dia 14 de junho, a visita técnica da diretoria da Unimed Cuiabá. A Unimed Cuiabá conta com 206 mil beneficiários.
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente.

Segundo a médica e diretora da Medicina Preventiva (Viver Bem) da Unimed Cuiabá, Sharon Souza, a Unimed Cuiabá está expandindo sua área de assistência domiciliar e cuidados paliativos. "Conhecemos como funciona a Rede de Cuidados Continuados na Unimed Prudente, posso dizer que a Unimed desenvolve um trabalho fantástico na área de cuidados paliativos é isso que queremos alcançar na Unimed de Cuiabá", disse Souza.

Para o médico e diretor financeiro da Unimed de Cuiabá Celso Firmo, o sistema Unimed tem sua forma baseado no intercâmbio que existem entre as singulares e ideias que dão certo devem ser multiplicadas. "Pudemos ver o case de sucesso da implantação da Rede de Cuidados Continuados na Unimed Prudente e constatamos que o nosso modelo assistencial como ele é hoje está fadado a acabar. Vai sobreviver a cooperativa que estiver com os olhos para a saúde preventiva e de cuidados paliativos, essa será o futuro da maioria das operadoras de saúde do país", explicou Firmo.

Já o superintendente de recursos próprios, José Alisson Soares Siqueira Nario, da singular cuiabana, falou que a Unimed de Cuiabá vai implantar a Rede de Cuidados Continuados que é pioneira em Presidente Prudente. "Nossa vinda foi para entender como funciona a Rede de Cuidados Continuados na Unimed Prudente, e queremos aprender com o modelo de sucesso da singular prudentina para que consigamos o mesmo êxito em Cuiabá", disse Nario.

Na Santa Casa, a equipe é coordenada pelo Dr. Diogo Gonçalves Ribeiro que falou sobre a rotina de cuidados com os pacientes e o acolhimento de seus familiares. "Somos uma equipe que trabalha em conjunto, a capacitação que tivemos foi de extrema importância. Trabalhamos em conjuntos com o intuito de dar um atendimento completo (multidisciplinar) para que as demandas do paciente dos familiares sejam supridas", cita Ribeiro.

O coordenador da Rede de Cuidados Continuados, Bruno Alves ressaltou que "aprendemos que o cuidado paliativo é uma mudança de hábitos e um dos segredos para um bom resultado é a integração das equipes".

A diretoria da Unimed Cuiabá conheceu ainda a rotina das equipes do Hospital Iamada chefiada pela médica Camila Molina, a enfermeira Amanda Dolce e o psicólogo, Elson Roberto Medeiros Júnior.

Além do Ambulatório RCC, onde a enfermeira Marta Bonfim falou do diferencial de atuar na equipe da rede. "Hoje eu me sinto feliz de poder ajudar tantos pacientes e familiares com meu trabalho, me sinto realizada em poder aliviar a dor e sofrimentos dos que fazem parte da Rede", frisou Bonfim.

Durante a visita da Rede de Cuidados Continuados foi realizada uma apresentação com a gerente de recursos próprios, Ivette Fujisaki. "Hoje colhemos o fruto deste trabalho pioneiro com satisfação dos usuários e uma gestão altamente sustentável, que permitiu reduzir custos assistenciais, cuidando melhor do nosso paciente. Ou seja, cuido mais e melhor e ainda, com custo menor para a operadora", disse Fujisaki.

Os cuidados paliativos oferecem atendimento de médicos, psicólogos e enfermeiros aos pacientes com doenças prolongadas, graves ameaçadoras à vida e que podem causar muito sofrimento. O programa iniciou em outubro de 2016, com equipes capacitadas nos dois hospitais referenciados de Presidente Prudente, atendimento domiciliar e ambulatório.

Atualmente existem 110 serviços de cuidados paliativos catalogados no Brasil, segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, ANCP. Em Presidente Prudente, está o único serviço em rede, com suporte aos pacientes em hospitais, atendimento domiciliar e ambulatório.