ANS incentiva contratação de resseguros por operadoras de planos de saúde

Postado dia: 02/12/2020

ANS incentiva contratação de resseguros por operadoras de planos de saúde


Depois de ter participado ativamente na busca pelo amparo regulatório da operação, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem incentivado a contratação de resseguros por operadoras privadas de planos de saúde de qualquer modalidade. Até abril deste ano, essa negociação direta estava restrita às seguradoras.
O primeiro gesto institucional da agência nessa direção foi a realização de um webinar, em agosto, para sanar dúvidas a respeito da operação. Entre os convidados, estavam representantes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que regula o mercado de seguros e resseguros, e da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber).
O diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Paulo Rebello, disse em entrevista ao JOTA, nesta semana, que a possibilidade traz para a saúde suplementar equidade em relação ao mercado de seguros gerais. Antes, apenas as seguradoras especializadas em saúde tinham essa garantia.
Também estão sob regulação da ANS as operadoras registradas nas seguintes categorias: administradora de benefícios; cooperativa médica; cooperativa odontológica; medicina de grupo; odontologia de grupo; autogestão; e filantropia.
"O resseguro é relevante para setores sujeitos a significativas flutuações, como o setor de planos de saúde. É particularmente importante em períodos atípicos, como quando ocorrem surtos de doenças como a Covid-19, crises econômicas ou outro tipo de situação excepcional", disse Rebello.
Como importante instrumento de gestão de riscos, na avaliação do diretor, o resseguro suaviza o fluxo de pagamentos e aumenta a previsibilidade financeira das operadoras. Na ponta, os beneficiários podem ser favorecidos com maior garantia na assistência à saúde e possível aumento da oferta de produtos.
"A expectativa é de melhoria da governança dessas empresas e concorrência no setor de saúde suplementar, com consequente ganho para os beneficiários", afirmou.

Fonte: Abramge/Jota